Menu

Limits and Beyond

 

Publicado por The Club of Rome.

Tradução livre realizada por Junior Garcia.

Acesso ao texto original em inglês.

 

 

No 50º aniversário de The Limits to Growth, um novo relatório para o Club of Rome – Limits and Beyond: 50 years on from The Limits to Growth, what did we learn and what’s next? faz um balanço e perguntas fundamentais para a sobrevivência da humanidade em um planeta finito.

O novo relatório concentra-se no que aprendemos desde 1972 e no que vem a seguir. Aborda questões como: Se soubéssemos que o crescimento contínuo da população, industrialização, uso de recursos e poluição nos faria ultrapassar a capacidade de carga da Terra, por que não fizemos nada? O que aprendemos nos últimos 50 anos? E como aprendemos finalmente o que já sabemos? É tarde demais para evitar ultrapassar os limites planetários? E – o que fazemos agora?

Reunindo dois dos autores originais de The Limits to Growth com uma série de outros pensadores, cientistas, analistas e economistas de renome mundial de todo o mundo, o livro destaca novas e diversas maneiras de pensar sobre um problema antigo, mas cada vez mais urgente.

Ugo Bardi, membro do Clube de Roma e coeditor do livro, diz: “Se quisermos evitar, ou talvez de forma mais realista, mitigar as crises gêmeas de mudança climática e esgotamento de recursos, precisamos avançar decisivamente para novas maneiras de fazer as coisas e nos livrar do nosso vício em combustíveis fósseis. Hoje temos tecnologias de energia renovável que não existiam quando o relatório The Limits to Growth foi publicado. Mas nenhuma tecnologia, por si só, nos ajudará se continuarmos acreditando que o crescimento econômico é sempre e para sempre uma coisa boa.”

Carlos Alvarez Pereira, vice-presidente do Clube de Roma e coeditor do livro acrescenta: “Os Limites do Crescimento tentaram abrir o espaço de possibilidades para a humanidade encontrar formas de conciliar nosso bem-estar com a saúde do planeta. Limits and Beyond propõe os instrumentos para desvendar nossos pontos cegos e mudar a maneira como pensamos, a coisa mais prática que podemos fazer para finalmente abrir o espaço de futuros desejáveis.”

 

Detalhes da publicação

Bardi, U. & Alvarez Pereira, C. (2022). Limits and Beyond: 50 years on from The Limits to Growth, what did we learn and what’s next? A Report to The Club of Rome. Exapt Press.

Contributors: Carlos Alvarez Pereira, Ugo Bardi, Nora Bateson, Gianfranco Bologna, Yi-Heng Cheng, Wouter van Dieren, Sandrine Dixson-Declève, Sirkka Heinonen, Gaya Herrington, Julia Kim, Petra Künkel, Hunter Lovins, Dennis Meadows, Chandran Nair, Ndidi Nnoli-Edozien, Chuck Pezheski, Mamphela Ramphele, Jorgen Randers, Yury Sayamov, Ernst von Weizsäcker, Sviastolav Zabelin

 

Available from Amazon and online bookstores as an ebook and paperback.

More information on Limits and Beyond

 

 

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Flickr
Universidade Federal do Paraná
Grupo de Estudos em MacroEconomia Ecológica – GEMAECO
Avenida Prefeito Lothário Meissner, 632, térreo

duvar kağıdıduvar kağıdı


Fone(s): +55-41-3360-4437
CEP 80210-170 | Curitiba | PR


©2022 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR