Menu

GEMAECO

O que é a MacroEconomia Ecológica?

oqualitativo ecológico desta área de estudo tem por objetivo requalificar o estudo Macroeconômico Convencional (ortodoxa e heterodoxa) para uma MacroEconomia Ecológica. Essa requalificação tem sido proposta desde os anos 1970 por Herman Daly em seus trabalhos.

A expressão “Economia Ecológica” vinculada à “Macro” pretende integrar à visão analítica da Economia proposta pela Economia Ecológica como um subsistema aberto do subsistema ecológico, que é um subsistema fechado. Ao considerar a Economia como um subsistema aberto ao fluxo de matéria e energia, este deve ser gerido visando sua estabilidade como parte de um todo que possui, portanto, uma escala máxima de carga (carrying capacity). Neste sentido, o fluxo total de matéria e/ou energia do subsistema socioeconômico em um dado período de tempo – throughput (transumo) – deve ser compatível com a escala sustentável do subsistema ecológico.

O que é o GEMAECO?

o

Grupo de Estudos em MacroEconomia Ecológica (GEMAECO) é um grupo de pesquisa, cujo objetivo é requalificar o estudo Macroeconômico Convencional (ortodoxo e heterodoxo) para uma MacroEconomia Ecológica. As atividades buscam envolver estudantes de graduação e pós-graduação. O grupo realiza pesquisa, estudo de literatura, encontros para a apresentação e discussão de ideias, produção de artigos e publicações, organização de pesquisa ou de projetos, participação em conferência, organização de eventos, cursos e treinamentos.

Acesso ao GEMAECO no diretório do CNPq.

Missão

Produzir conhecimento sobre a MacroEconomia Ecológica, por meio de investigações e pesquisas com a participação de estudantes, e difundir informações de qualidade para a sociedade em geral.

Visão

Tornar-se um espaço de reflexão participativo em MacroEconomia Ecológica no Brasil, contribuindo para o desenvolvimento da sociedade.

Valores

Transdisciplinaridade: ser um grupo de pesquisa transdisciplinar e plural, envolvendo diferentes campos do saber, para além da Economia.

Comunicação acessível: produzir informações acessíveis para a sociedade em geral.

Integração: promover a participação de estudantes, docentes e pesquisadores nas pesquisas em MacroEconomia Ecológica.

Ética: produzir conhecimento baseado nos postulados da ética na pesquisa científica e respeitando os valores humanos.

Promoção do desenvolvimento: promover o desenvolvimento sustentável da sociedade a partir dos pressupostos da Economia Ecológica.

Slogan

 MacroEconomia do Desenvolvimento

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Flickr
Universidade Federal do Paraná
Grupo de Estudos em MacroEconomia Ecológica – GEMAECO
Avenida Prefeito Lothário Meissner, 632, térreo

duvar kağıdıduvar kağıdı


Fone(s): +55-41-3360-4437
CEP 80210-170 | Curitiba | PR


©2022 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR